Série Estudos Clássicos

A série Estudos Clássicos teve origem na disciplina homônima cursada pelo Alex Contin no curso de Letras da Universidade Estadual de São Paulo. Aqui a ideia é tanto complementar as informações dos vídeos do canal do YouTube, como também estruturar a teoria que já por trás de obras clássicas. O objetivo principal ao ler os clássicos é, antes de mais nada entender porque eles recebem esse rótulo. Além disso, essas leituras fazem parte de uma formação cultural e da construção de uma capacidade crítica para olhar a produção literária e suas inter-relações, tradições e desconstruções. As leituras, vídeos e resenhas, acompanharão tanto as indicações de leitura ao longo do curso de Letras da USP, como também seguirá por escolhas particulares e aleatórias.

Passarão por aqui: Homero, Virgílio, Hesíodo, Dante, Goethe, Milton, Aristóteles, Platão, Camões, Cervantes, Shakespeare, Defoe, Voltaire, Dumas, Schiller, Irmãos Grimm, Dickens, Flaubert, Balzac, Stendhal, Dostoievski, Vitor Hugo, Proust, Tolstói, Baudelaire, Zola, Faulkner, Amado, Assis, Rosa, Lispector, Verne, Ramos, Márques, Llosa, Mistral… uma lista quase infinita de formação e informação.

[Por hora estamos construindo a página, portanto ela pode mudar e também incluiremos os links para os textos sobre cada obra no site, ok? ;)]

Clássicos Gregos e Romanos

 

 

Literatura Inglesa

Literatura Brasileira